QUEDAS DOMÉSTICAS MATARAM 49 IDOSOS NO RIO GRANDE DO NORTE EM 2019

Serviço de Atendimento Domiciliar é um programa que presta ajuda a pacientes no RN. Foto: TV Ponta Negra/Reprodução
As quedas de idosos têm se tornado algo cada vez mais comum nos lares brasileiros. Acidentes no banheiro ou até mesmo desabando da cama podem causar fraturas graves e em alguns casos até a morte. De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), no Rio Grande do Norte, 49 idosos morreram em virtude de quedas em casa entre janeiro e maio de 2019. O índice de óbitos nesses casos é considerado alto.
Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 30% dos idosos caem ao menos uma vez por ano. Entre os que possuem mais de 80 anos, esse número sobe para 40%. Em geral, 25% dos que caem precisam ser hospitalizados e, destes, apenas metade sobrevive após um ano da ocorrência.
O governo do estado oferece um Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) com ortopedistas e fisioterapeutas para garantir cuidados às pessoas idosas e alertar sobre o risco das quedas. Muitas vezes o perigo mora em casa. Nos lares dos idosos podem estar escondidas algumas armadilhas, como móveis que atrapalham a passagem, tapetes e pisos escorregadios.
Fonte: www.op9.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANALOGIA ENTRE A NOSSA VIDA E A ÁRVORE

CRIANÇAS LEVAM SOLIDARIEDADE A IDOSOS EM CASAS DE REPOUSO E ASILOS NO DISTRITO FEDERAL

CONFIRA A EMOCIONANTE HISTÓRIA DO CASAL DE IDOSOS QUE MORRERAM JUNTOS NO TITANIC